photovoltaic

Spotlight A- A+

Internet banda larga chega ao Extremo Sul

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (13), em Santa Vitória do Palmar (RS), a estrutura de transmissão de dados por meio de fibra óptica para fornecimento de internet banda larga à região. Com conexão à rede realizada pela Telebras, o link que a Eletrosul forneceu ao município tem capacidade de 200 megabits por segundo (Mbps), o que irá modernizar a gestão administrativa e ampliar o acesso aos serviços públicos.  

O fornecimento de banda larga ao município ocorre a partir da implantação do Complexo Eólico Campos Neutrais, localizado nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí – o que exigiu a instalação de rede de telecomunicações para atendimento operacional às unidades. Os empreendimentos de transmissão, construídos pela Transmissora Sul Litorânea Energia (TSLE) e pela Transmissora Sul Brasileira de Energia (TSBE), contemplam mais de 500 quilômetros de linhas, por onde trafega o sistema de comunicação óptica de alta capacidade (DWDM) da Eletrosul, com 80 gigabits por segundo (Gbps).

A capacidade excedente desse sistema de telecomunicação, implantado com apoio das empresas Eólicas do Sul e Eólicas Hermenegildo, foi o que possibilitou o atendimento à demanda do município por uma internet de alta velocidade, disponível em prédios administrativos e praças públicas, para que os moradores possam usufruir. “Essa integração irá impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da região e, consequentemente, a qualidade de vida da população”, acredita o diretor de Operação da Eletrosul, Antonio Waldir Vittori. Para o presidente da Telebras, Jorge Bittar, a internet banda larga poderá ser utilizada como “um instrumento para promoção social, revolucionando a educação e o atendimento à comunidade”.

A rede da Eletrosul permitirá, ainda, o transporte de dados até o município de Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde a Telebras vai fornecer conexão por banda larga à prefeitura da cidade.

 

Outras notícias

Assessoria de Comunicação Social e Marketing

Ass. de Imprensa: Anahi Gurgel: (48) 3231-7397 | (11) 9 6914-6676 | anahi.gurgel@eletrosul.gov.br

Coordenador: Jonatas Andrade: (48) 3231-7917 | (11) 7705-1657 | jonatas.silva@eletrosul.gov.br

Gerente: Sandra Peres: (48) 3231-7934 | (48) 9983-1831| speres@eletrosul.gov.br

back        top

Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
Rua Deputado Antônio Edu Vieira, 999 - Pantanal - Florianópolis - SC.
Phone: +55(48) 3231-7000
  • Siga-nos pelo Facebook
  • Siga-nos pelo Twitter
  • Siga-nos pelo Youtube